sábado, 22 de julho de 2017

Tratamento Endodôntico em dentes Decíduos...



O que é um tratamento Endodôntico?

   É o que chamamos de "canal", onde afeta a parte localizada na camada mais profunda do dente (a polpa radicular), a camada do dente que dá vitalidade a cada dente separadamente. O tratamento endodôntico, é indicado por alguns fatores, que iremos citar mais adiante. Ele é realizado quando este nervo (polpa) é afetado de alguma forma, tendo então que ser tratado. Seu tratamento é realizado através de sua remoção total e após tratamento, o dente é considerado "sem vida" ou "desvitalizado", tendo que ser limpo e obturado para confecção de uma restauração posteriormente.
   E hoje vamos falar sobre canal (tratamento endodôntico), nos dentinhos de nossas crianças, que simm, são possíveis e infelizmente mais normal do que gostaríamos!
 
   Nossos tão fofinhos e amados "dentes de leite" possuem os mesmos riscos de um dente permanente, então se os pais não ficarem de olho e atentos a saúde bucal de seus bebês, infelizmente ele(a) poderá sim ter que realizar esse procedimento que incomodam até nós adultos, não é mesmo!?





  DENTIÇÃO PERMANENTE:




                                              Vamos lá esclarecer algumas dúvidas...
 
   Geralmente uma criança precisa realizar este procedimento devido a algum trauma, por exemplo uma queda onde a criança quebrou uma parte maior do dente e afetou a câmara pulpar ou por cárie profunda, que inclusive é mais comum de acontecer, pois crianças gostam muito de doces, chocolates e alimentos que facilitam a instalação da bactéria da cárie ali, onde após ingerir os alimentos, os dentinhos não são limpos corretamente, nem prevenidos muitas vezes, onde então, criará aos poucos o terrível bichinho que roem os dentes, como explicamos aos nossos pequeninos!

   É importante ressaltar que o Raio X (radiografia) do dente afetado é sempre de total importância para a analise de cada tratamento e indicação adequada do Cirurgião Dentista.

   O processo de acesso a câmara pulpar, a limpeza e obturação da mesma é bem parecida com o procedimento realizado nos dentes permanentes (de adolescentes e adultos), porém o que diferencia é a instrumentação e obturação do canal, devido a absorção natural da raiz dos dentes decíduos pelos dentes permanentes que irão se romper!



   Outra pergunta que sempre fazem são: Mas se os dentes de leite vão cair, porque não extrair ao invés de tratar o canal?

   Então, no decorrer da troca de dentição é muito importante respeitar o período correto de cada dente cair naturalmente para que o dente permanente possa nascer, e se for indicado o tratamento de canal antes da hora correta de extrair o dentinho, o canal deve ser sim tratado, para que o dente de leite caia no período correto, para não ter problemas posteriormente por exemplo, como o alinhamento correto dos dentes na arcada dental.

  # Lembrando que o dente que possui canal, é mais frágil, por ser desvitalizado e sempre devem ter um cuidado a mais e serem acompanhados pelo seu Dentista periodicamente juntos aos outros dentes e confecção de uma limpeza. Então, o importante é sempre ter bastante cuidado com a saúde de nossas crianças e leva-los ao Odontopediatra para prevenção de 06 em 06 meses sem faltas.


 Tabela para auxílio dos Pais:


 A importância da tabela acima é para prevenção correta diária e para que a criança não necessite do tratamento de canal, que é a desvitalização da polpa do dentinho.


                      

                                     SEU BEBÊ MERECE OS CUIDADOS MAIS LINDOS 
   NÃO É VERDADE!?






                     Até mais pessoal, Deus abençoe***

   

Um comentário:

  1. SUPER LEGAL A DICA, GOSTEI MUITO DA TABELA DO NASCIMENTO DOS DENTES!!!!
    SIMONE SOARES

    ResponderExcluir