É a distância entre os dentes, que incomoda a maioria das pessoas. O Diastema pode ser causado por pacientes que tem falhas dentais, dentes pequenos ou que possuem alguma alteração no formato do dente, podem ser também causados por hábitos como chupar dedo ou chupeta na infância, por respiração inadequada, freio labial hipertrófico ou após tratamentos ortodônticos.
Mas a notícia boa é que praticamente todos os casos podem ser resolvidos de um modo simples e eficaz!
O diastema mais comum e que mais incomoda os pacientes são aqueles localizados entre os incisivos centrais superiores.
Diastemas na infância é totalmente normal devido as mudanças na dentição, já em adultos não são "normais", mas também não são um problema, pois os dentes não são afetados de nenhuma forma desde que sejam bem cuidados com uso correto e constante do fio dental e em alguns casos, de uma escova adequada para a limpeza correta do local, pois se não for corretamente higienizado, aquele espaço será de fácil acúmulo para alimentos se tornando mais propenso a instalação de inflamações gengivais, mal hálito e até mesmo cáries dentais.
Alguns diastemas podem intervir na fala ou causar uma DTM - Disfunção Temporomandibular (que vamos falar mais a frente), dependendo de onde ele está localizado na arcada dental de cada paciente. Por isso a avaliação de 06 em 06 meses no seu Dentista é essencial para uma saúde bucal correta.
Os pacientes com diastema normalmente procuram as clínicas odontológicas incomodados com a estética, devido ao espaço. Após a avaliação, o Dentista indicará o tratamento mais indicado ao caso, que podem ser por:
1)Tratamento Ortodôntico:
2) Cirúrgico:
3) com Resina:
4) com Porcelana (cerâmicas):
** Nas fotos abaixo podem ver um caso clínico onde eu fiz o fechamento do diastema entre incisivos centrais superiores e corrigi o alinhamento dos incisivos superiores (centrais e laterais), com um mínimo desgaste dental para essa correção e posteriormente confecção e colocação de 4 lentes de contato feitas com material cerâmico (Porcelana):
Antes:
Depois:
Obs: Iremos falar mais a frente sobre tratamentos estéticos também!!
5) E em casos que comprometem a fala alguns profissionais podem indicar até uma ajuda da Fonoaudiologia.
O momento mais correto para intervir em Diastemas é após a dentição mista, lembrando que a maioria das pessoas intervém por questões estéticas. Se seu diastema não te causa nenhum problema dental ou fonético e não te incomoda, sorria sem vergonha de ser Feliz.
Pois o sorriso muda o Mundo! Nunca se esqueçam disso.
Um beijo e até mais Pessoal... :)
👏🏻👏🏻
ResponderExcluirMelhor dentista♥️
ResponderExcluirObrigada amiga! Você que é deeeez.. ♥️♥️ Amo muito
ExcluirBoa tarde Dra Talita, eu tenho diatesma nos dentes centrais superiores como o da foto postada, já me disseram que o ideal seria procedimento de estetica com facetas ou lente de contato, a Dra. poderia postar algo a respeito?
ResponderExcluirOlá tudo bem com você? Então, como eu coloquei no texto, cada paciente tem uma indicação, mas hoje em dia as lentes de contato só estão crescendo, por serem totalmente eficazes e com uma Estética perfeita! Logo mais falarei sobre este assunto aqui no blog, continue nos visitando que vou te ajudar com suas dúvidas.. Fique com Deus ☺️
Excluir