quinta-feira, 25 de maio de 2017

Restauração x Obruração

Restaurações:

São realizadas em situações onde a estrutura dental foi abalada de alguma forma. Por exemplo: Trauma; Cárie; Desgaste Acentuado; Sensibilidade forte; Entre outros... Temos dois tipos e nomes dados as restaurações, são elas:

1) Restaurações Diretas: São restaurações indicadas em cavidades de rasa a média profundidade (esmalte e dentina), onde será feita uma preparação do dente com brocas e instrumentos dentais e a confecção de uma restauração posteriormente com o material indicado pelo Cirurgião Dentista. Sendo realizadas em uma única sessão normalmente, no consultório do Dentista.

-> Dentro das diretas temos 5 tipos de Restaurações, que são divididas por Classe:
 Obs: As restaurações são as partes cinzas na foto acima.

2) Restaurações Indiretas: São restaurações onde afetou uma grande parte da estrutura dental, e são personalizadas na forma de Coroas Onlay e Inlay. Sendo a Onlay, uma coroa que cobre uma, duas ou todas as pontas de cúspides do dente, inclusive a superfície de mastigação e a Inlay, sendo uma coroa colocada entre as cúspides do dente, após restaurações muito profundas. As Indiretas necessitam de mais de uma sessão no consultório, pois são moldadas no dente preparado e enviadas ao laboratório protético, onde são confeccionadas pelo tipo de material indicado pelo Dentista e escolhido pelo paciente e reenviadas ao consultório para colocação com os materiais adequados.

Aprendemos então, que as "Restaurações", são procedimentos realizados para reparar, recuperar e restaurar uma parte perdida ou danificada do elemento dental, como o próprio nome já diz.




Obturações:

Dentro dos termos Odontológicos, são procedimentos para fechar os canais radiculares, após um procedimento de Canal, onde a polpa do elemento dental é removida e posteriormente colocado o material obturador dentro dos canais radiculares. Onde iremos aprender mais para frente que alguns dentes tem mais de um Canal Radicular. Ficando então o canal ou canais obturado(s), após o procedimento, livre então de contaminações!
Onde será feito então após o término do canal, o tipo de restauração indicado pelo Dentista. Lembrando que em dentes onde há somente 2 paredes dentais firmes, são indicados pinos intra-radiculares para sustentar a restauração ou coroa confeccionada posteriormente.








Estão algumas fotos para ajudar a todos conseguirem compreenderem as diferenças e informações contidas no texto.






Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas e se algo dito não deu para entender, deixem nos comentários para que eu possa estar ajudando vocês!

Sei que eu estava sumida do Blog, mas voltarei mais rapidamente com novas informações para todos.
Obrigada Pessoal.
Abraço!
:)