quarta-feira, 22 de junho de 2016

Odontologia na Gravidez e Gestação

Hoje falaremos sobre as mamãe Grávidas e a importância de obter avaliações prévias, durante a gestação, com um Cirurgião-Dentista Odontopediatra que irá atender seu bebê futuramente.




É muito importante as avaliações durante a gestação, pois você sabia que a formação para dentição decídua dos bebês iniciam ainda na vida intra-uterina!?
Significando então, que a dieta das mamães devem ser mais saudáveis, pois os alimentos ingeridos na gestação, interferem na nutrição direta do feto e da dentição do mesmo.
Deixando claro então para as mamães de plantão, para que tenham uma dieta nutricional rica e nutritiva, pois está totalmente ligada ao seu bebê.




Super importante também durante a Gestação, é informar sempre e qualquer medicamento que você utilizar ou que você necessite utilizar, pois alguns medicamentos interferem de maneira significativa, alterando a formação normal do dentinho do bebê, como por exemplo a Tetraciclina que é um antibiótico não mais utilizado, pois em casos anteriormente, afetavam até a dentição permanente da criança.

      Manchas nos dentes permanentes, devido ao uso de Tetraciclina pela mãe durante a Gravidez



Outro fato muito comum durante a Gestação, são os enjoos e vômitos, que infelizmente podem afetar na dentição da Gestante, principalmente no primeiro Trimestre da gravidez, onde as ânsias fazem com que as gestantes não se alimentem direito, perdendo peso e deixando o PH Bucal muito ácido com crises de vômitos, ocasionando perda de mineral dos dentes, podendo ocasionar até uma Erosão Dental, que é o desgaste ou redução do Esmalte do dente. (Falaremos mais a frente sobre o assunto.)
                                                                                                                                                                         
                                                                                                                      Erosões Dentais durante a Gestação



É muito importante que durante a gravidez, as mamães façam consultas prévias com um Odontopediatra, para que colham informações necessárias, falem sobre sua alimentação, sobre medicamentos.
E também que as Mamães façam consultas durante a Gestação, com seu Cirurgião-Dentista para avaliação de seus dentes, pois nenhuma Gestante deve conviver com algum tipo de inflamação, dor ou infecção, pois já foi confirmado pela literatura que problemas Bucais, como a Periodontite (que vamos abordar também mais adiante), podem induzir ao parto pré-maturo.
Esclarecendo então, que as Gestantes PODEM e DEVEM realizar acompanhamento Odontológico, sendo mais indicado no Segundo Trimestre, pois a Gestante está com menos enjoos e o bebê em uma formação mais adiantada, sendo que no Primeiro Trimestre há muita queixa de náuseas e no Terceiro Trimestre a posição não é confortável devido ao aumento de peso da Gestante e compressão (veias e artérias), em um período mais longo de atendimento, mas se houver algum dos problemas citados acima como dor e infecção, o tratamento Odontológico pode e deve ser realizado sim.

Evitado problemas futuros ou a má formação do dente do feto!



       Fotos Autorizadas pela Mamãe, Jéssica Godinho e nossa Odontopediatra Dra. Alline Kelry!!


               Boa Tarde, um restinho de semana abençoado para todos e já já tem mais..


domingo, 5 de junho de 2016

Quando sei que meu filho(a) precisa de Aparelho Dental!?

Para que você saiba se seu filho(a) necessita da instalação de aparelho dental ou não, depende de vários fatores, e para cada caso tem a indicação correta e do aparelho adequado a ser utilizado por seu filho(a). Falaremos hoje, alguns fatores que você pode identificar em casa e procurar o Cirurgião Dentista Odontopediatra para a avaliação e indicação do aparelho que seu filho(a) necessita utilizar e por quanto tempo.

Primeiramente falaremos de alguns fatores do dia a dia que auxiliam para utilização do Aparelho Dental:

1) Roer Unha;
2) Morder Caneta;
3) Uso prolongado de Chupeta ou Mamadeira;
4) Chupar dedo;
5) Má Alimentação

Agora falaremos dos fatores genéticos, que as Mamães e Papais devem observar, se seus filhos possuem ou não:

1) Respiração Bucal;
2) Centro das Arcadas Dentais (superior e inferior), desalinhadas;
3) Dentes com Apinhamento (um dente nascendo em cima do outro);
4) Dentes muito afastados um dos outros (Diastemas grandes);
5) Dentes inferiores na frente dos superiores (Mordida Cruzada Anterior);
6) Dentes com Oclusão errada para dentro ou para fora dos dentes posteriores (Mordida Cruzada Posterior);
7) Dentes Anteriores não se encostam (Mordida Aberta Anterior);

Entre Outros..

E qual tipo de Aparelho usar?

Essa resposta somente o Cirurgião Dentista te dará, após exames radiográficos, moldes e fotos da mordida e posição dos dentes, e qual será o aparelho adequado, por quanto tempo e o porque da utilização! Mas desde já adianto que o quanto antes o fator for descoberto, as avaliações forem feitas, os procedimentos realizados e a colocação do aparelho adequando for instalado, mais rápido será a correção da posição dos dentes e o problema solucionado!

Espero ter ajudado, incentivado e esclarecido dúvidas frequentes, para que maiores problemas sejam evitados no futuro. Então, estejam sempre atentos na Saúde Bucal de seus filhos e filhas para que se houver algum desses fatores, ele seja detectado e resolvido o quanto antes.


Boa Tarde a todos e uma Boa Semana!