segunda-feira, 23 de maio de 2016

Odontogênese e Dentinogênese Imperfeita ou Amelogênese Imperfeita:


Odontogênese:

É o período em que os dentes são formados dentro do osso: Maxila e Mandíbula. A formação dos dentes ocorre em duas sequências: Decíduos (dentes de leite) contendo 20 dentes e os Permanentes, sendo no total 32 dentes normalmente. Podendo ocorrer casos de agenesia dentária, que é a ausência de um ou mais dentes permanentes, sendo os mais comuns: incisivos laterais superiores, segundos pré-molares e terceiros molares (sisos).
A região onde os dentes são desenvolvidos, chamamos de processo alveolar, seja na mandíbula ou maxila. E para sua formação, existem 4 fases:
   1)      Fase de lâmina dental: o crescimento ectodérmico é cercado de maneira homogênea pelas células mesodérmicas. A lâmina dental se divide em duas lâminas, a lâmina dental e a lâmina vestibular.
   2)      Fase de Botão: onde ocorre a concentração das células mesodérmicas na extremidade do crescimento ectodérmico.
   3)      Fase de Capuz: o crescimento ectodérmico assume uma forma de capuz e passa a ser chamado de órgão do esmalte, que dará origem ao esmalte dental. As células mesodérmicas abaixo do capuz, são chamadas de papila dental, que dará origem a dentina e a polpa dental. As células mesodérmicas que cercam todo o conjunto, são chamados de folículo dental, que dará origem aos tecidos periodontais (cemento, ligamento periodontal, osso alveolar e gengiva livre).
   4)      Fase de Campânula: ocorre a diferenciação celular das células do órgão do esmalte dental, formando 4 grupos diferentes: Epitélio externo do órgão do esmalte, Epitélio interno do órgão do esmalte, estrato intermediário e retículo estrelado.


Dentinogênese ou Amelogênese Imperfeita:

São alterações no esmalte dental de origem hereditária. E podem afetar um, ou todos os dentes das duas dentições (decídua e permanente). Havendo pelo menos 14 subtipos hereditários. E devido sua origem ser de caráter genético, consequentemente não é possível realizar nenhum procedimento preventivo nesses pacientes, sendo então, a terapia voltada para reabilitação estética e funcional do paciente.
Ocorrendo em formas leves, como descoloração amarelada dos dentes por transparecer a dentina, devido ao esmalte dental ser fino ou ligeiras alterações morfológicas, e nas formas mais graves podendo haver perda quase completa do esmalte dental. 

* Se houver alguma dúvida sobre o assunto ou algo que queiram saber, deixem nos comentários. Uma ótima quarta-feira a todos.