- As bactérias estão normalmente presentes na cavidade bucal, transformando os alimentos que contém a sacarose, em ácidos. Os resíduos de alimentos na boca juntamente com a saliva, se juntam e provocam uma placa que adere ao dente. Se não removida com higienizações diárias corretas e de consultório, esta placa mineraliza e forma o tártaro, resultando problemas periodontais que falaremos mais adiante.
- A placa começa a se acumular nos dentes 20 minutos após a alimentação (período de maior ação bacteriana), e se não removida rotineiramente e corretamente, a cárie não só aparece como ela se prolifera.
- Os ácidos que a bactéria libera, criam orifícios nos dentes, que são as cáries. Elas normalmente não causam dor, ao menos que ela se estenda para o nervo do dente, ou cause a fratura do mesmo.
- E devido à escovação das crianças serem mais difíceis, elas são mais propensas a terem a cárie instalada na cavidade bucal. Por isso são tantas informações e vídeos explicativos sobre o assunto, pois é muito importante desde os primeiros meses de vida.
Abaixo, eu Dra. Talita Vitória, falo um pouco mais sobre este tema com vocês em um curto vídeo, para esclarecer algumas dúvidas. E se houver ainda algo que queiram saber, deixem nos comentários que responderei.