domingo, 18 de setembro de 2016

Fase do "Patinho Feio"

Quando ocorre e porque o nome "Patinho Feio"!?

Essa fase ocorre durante a troca dos dentes decíduos para os dentes permanentes, ocorrendo o que chamamos de "dentição mista", normalmente ocorre entre 7 ou 8 anos de idade!
Chamamos de fase do "Patinho Feio", pela transição e mudanças que ocorrem nesse período, onde tem a mistura de dentes de "leite" com os dentes permanentes, que são praticamente 2 ou 3x maiores que os decíduos, deixando a arcada dentária com diastemas e dentes com tamanhos desproporcionais com a boca da criança, assustando a maioria dos pais.. Mas fiquem tranquilos, pois é completamente natural.
Não podendo esquecer que a criança sempre deve ser acompanhada pelo seu Odontopediatra, para ver se os dentes permanentes irão nascer na posição correta, para que o "Patinho Feio" se torne um "Belo Cisne" (Que é uma fábula infantil em que os Ortodontistas se inspiraram para descrever essa fase tão importante da dentição infantil), ou se será necessário a instalação de um aparelho dental futuramente.


Fase do "Patinho Feio" (Dentição Mista) :

                                        
Paciente da nossa Odontopediatra, Dra. Alline Kelry.  

*Uma semana Maravilhosa e Abençoada para Todos! E já já tem mais.. :)

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Odontologia na Gravidez e Gestação

Hoje falaremos sobre as mamãe Grávidas e a importância de obter avaliações prévias, durante a gestação, com um Cirurgião-Dentista Odontopediatra que irá atender seu bebê futuramente.




É muito importante as avaliações durante a gestação, pois você sabia que a formação para dentição decídua dos bebês iniciam ainda na vida intra-uterina!?
Significando então, que a dieta das mamães devem ser mais saudáveis, pois os alimentos ingeridos na gestação, interferem na nutrição direta do feto e da dentição do mesmo.
Deixando claro então para as mamães de plantão, para que tenham uma dieta nutricional rica e nutritiva, pois está totalmente ligada ao seu bebê.




Super importante também durante a Gestação, é informar sempre e qualquer medicamento que você utilizar ou que você necessite utilizar, pois alguns medicamentos interferem de maneira significativa, alterando a formação normal do dentinho do bebê, como por exemplo a Tetraciclina que é um antibiótico não mais utilizado, pois em casos anteriormente, afetavam até a dentição permanente da criança.

      Manchas nos dentes permanentes, devido ao uso de Tetraciclina pela mãe durante a Gravidez



Outro fato muito comum durante a Gestação, são os enjoos e vômitos, que infelizmente podem afetar na dentição da Gestante, principalmente no primeiro Trimestre da gravidez, onde as ânsias fazem com que as gestantes não se alimentem direito, perdendo peso e deixando o PH Bucal muito ácido com crises de vômitos, ocasionando perda de mineral dos dentes, podendo ocasionar até uma Erosão Dental, que é o desgaste ou redução do Esmalte do dente. (Falaremos mais a frente sobre o assunto.)
                                                                                                                                                                         
                                                                                                                      Erosões Dentais durante a Gestação



É muito importante que durante a gravidez, as mamães façam consultas prévias com um Odontopediatra, para que colham informações necessárias, falem sobre sua alimentação, sobre medicamentos.
E também que as Mamães façam consultas durante a Gestação, com seu Cirurgião-Dentista para avaliação de seus dentes, pois nenhuma Gestante deve conviver com algum tipo de inflamação, dor ou infecção, pois já foi confirmado pela literatura que problemas Bucais, como a Periodontite (que vamos abordar também mais adiante), podem induzir ao parto pré-maturo.
Esclarecendo então, que as Gestantes PODEM e DEVEM realizar acompanhamento Odontológico, sendo mais indicado no Segundo Trimestre, pois a Gestante está com menos enjoos e o bebê em uma formação mais adiantada, sendo que no Primeiro Trimestre há muita queixa de náuseas e no Terceiro Trimestre a posição não é confortável devido ao aumento de peso da Gestante e compressão (veias e artérias), em um período mais longo de atendimento, mas se houver algum dos problemas citados acima como dor e infecção, o tratamento Odontológico pode e deve ser realizado sim.

Evitado problemas futuros ou a má formação do dente do feto!



       Fotos Autorizadas pela Mamãe, Jéssica Godinho e nossa Odontopediatra Dra. Alline Kelry!!


               Boa Tarde, um restinho de semana abençoado para todos e já já tem mais..


domingo, 5 de junho de 2016

Quando sei que meu filho(a) precisa de Aparelho Dental!?

Para que você saiba se seu filho(a) necessita da instalação de aparelho dental ou não, depende de vários fatores, e para cada caso tem a indicação correta e do aparelho adequado a ser utilizado por seu filho(a). Falaremos hoje, alguns fatores que você pode identificar em casa e procurar o Cirurgião Dentista Odontopediatra para a avaliação e indicação do aparelho que seu filho(a) necessita utilizar e por quanto tempo.

Primeiramente falaremos de alguns fatores do dia a dia que auxiliam para utilização do Aparelho Dental:

1) Roer Unha;
2) Morder Caneta;
3) Uso prolongado de Chupeta ou Mamadeira;
4) Chupar dedo;
5) Má Alimentação

Agora falaremos dos fatores genéticos, que as Mamães e Papais devem observar, se seus filhos possuem ou não:

1) Respiração Bucal;
2) Centro das Arcadas Dentais (superior e inferior), desalinhadas;
3) Dentes com Apinhamento (um dente nascendo em cima do outro);
4) Dentes muito afastados um dos outros (Diastemas grandes);
5) Dentes inferiores na frente dos superiores (Mordida Cruzada Anterior);
6) Dentes com Oclusão errada para dentro ou para fora dos dentes posteriores (Mordida Cruzada Posterior);
7) Dentes Anteriores não se encostam (Mordida Aberta Anterior);

Entre Outros..

E qual tipo de Aparelho usar?

Essa resposta somente o Cirurgião Dentista te dará, após exames radiográficos, moldes e fotos da mordida e posição dos dentes, e qual será o aparelho adequado, por quanto tempo e o porque da utilização! Mas desde já adianto que o quanto antes o fator for descoberto, as avaliações forem feitas, os procedimentos realizados e a colocação do aparelho adequando for instalado, mais rápido será a correção da posição dos dentes e o problema solucionado!

Espero ter ajudado, incentivado e esclarecido dúvidas frequentes, para que maiores problemas sejam evitados no futuro. Então, estejam sempre atentos na Saúde Bucal de seus filhos e filhas para que se houver algum desses fatores, ele seja detectado e resolvido o quanto antes.


Boa Tarde a todos e uma Boa Semana! 




segunda-feira, 23 de maio de 2016

Odontogênese e Dentinogênese Imperfeita ou Amelogênese Imperfeita:


Odontogênese:

É o período em que os dentes são formados dentro do osso: Maxila e Mandíbula. A formação dos dentes ocorre em duas sequências: Decíduos (dentes de leite) contendo 20 dentes e os Permanentes, sendo no total 32 dentes normalmente. Podendo ocorrer casos de agenesia dentária, que é a ausência de um ou mais dentes permanentes, sendo os mais comuns: incisivos laterais superiores, segundos pré-molares e terceiros molares (sisos).
A região onde os dentes são desenvolvidos, chamamos de processo alveolar, seja na mandíbula ou maxila. E para sua formação, existem 4 fases:
   1)      Fase de lâmina dental: o crescimento ectodérmico é cercado de maneira homogênea pelas células mesodérmicas. A lâmina dental se divide em duas lâminas, a lâmina dental e a lâmina vestibular.
   2)      Fase de Botão: onde ocorre a concentração das células mesodérmicas na extremidade do crescimento ectodérmico.
   3)      Fase de Capuz: o crescimento ectodérmico assume uma forma de capuz e passa a ser chamado de órgão do esmalte, que dará origem ao esmalte dental. As células mesodérmicas abaixo do capuz, são chamadas de papila dental, que dará origem a dentina e a polpa dental. As células mesodérmicas que cercam todo o conjunto, são chamados de folículo dental, que dará origem aos tecidos periodontais (cemento, ligamento periodontal, osso alveolar e gengiva livre).
   4)      Fase de Campânula: ocorre a diferenciação celular das células do órgão do esmalte dental, formando 4 grupos diferentes: Epitélio externo do órgão do esmalte, Epitélio interno do órgão do esmalte, estrato intermediário e retículo estrelado.


Dentinogênese ou Amelogênese Imperfeita:

São alterações no esmalte dental de origem hereditária. E podem afetar um, ou todos os dentes das duas dentições (decídua e permanente). Havendo pelo menos 14 subtipos hereditários. E devido sua origem ser de caráter genético, consequentemente não é possível realizar nenhum procedimento preventivo nesses pacientes, sendo então, a terapia voltada para reabilitação estética e funcional do paciente.
Ocorrendo em formas leves, como descoloração amarelada dos dentes por transparecer a dentina, devido ao esmalte dental ser fino ou ligeiras alterações morfológicas, e nas formas mais graves podendo haver perda quase completa do esmalte dental. 

* Se houver alguma dúvida sobre o assunto ou algo que queiram saber, deixem nos comentários. Uma ótima quarta-feira a todos.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Cárie

  • As bactérias estão normalmente presentes na cavidade bucal, transformando os alimentos que contém a sacarose, em ácidos. Os resíduos de alimentos na boca juntamente com a saliva, se juntam e provocam uma placa que adere ao dente. Se não removida com higienizações diárias corretas e de consultório, esta placa mineraliza e forma o tártaro, resultando problemas periodontais que falaremos mais adiante.
  • A placa começa a se acumular nos dentes 20 minutos após a alimentação (período de maior ação bacteriana), e se não removida rotineiramente e corretamente, a cárie não só aparece como ela se prolifera.
  • Os ácidos que a bactéria libera, criam orifícios nos dentes, que são as cáries. Elas normalmente não causam dor, ao menos que ela se estenda para o nervo do dente, ou cause a fratura do mesmo.
  • E devido à escovação das crianças serem mais difíceis, elas são mais propensas a terem a cárie instalada na cavidade bucal. Por isso são tantas informações e vídeos explicativos sobre o assunto, pois é muito importante desde os primeiros meses de vida.

Abaixo, eu Dra. Talita Vitória, falo um pouco mais sobre este tema com vocês em um curto vídeo, para esclarecer algumas dúvidas. E se houver ainda algo que queiram saber, deixem nos comentários que responderei.

Obrigada e uma boa segunda-feira a todas as Mamãe e Papais e já já tem mais informações para vocês! Abraços.




segunda-feira, 18 de abril de 2016

Importância da Limpeza no Consultório Dental

A limpezinha realizada no Odontopediatra de seu filho (a) de 06 em 06 meses é muito importante. Pois mesmo que você realize todas as escovações corretamente de seu bebê em casa, essa limpeza realizada no consultório irá permitir:

  1.  Que o Dentista alcance lugares que os Responsáveis não conseguem higienizar em casa.
  2. Condições para uma escovação completa e com o tempo correto.
  3. Técnica correta em toda a extensão da cavidade bucal.
  4. Escovinha elétrica, chamando a atenção da criança, permitindo que o Dentista realize tudo que precisa corretamente, pois não incomoda.
  5. E a aplicação de flúor, que auxilia na prevenção da cárie dental.
Abaixo vamos assistir um vídeo com Dra. Alline Kelry, realizando a escovação no consultório do paciente Kevin Henrique, de 02 aninhos de idade, que por sinal é um príncipe e deixou a titia realizar o procedimento todinho e ainda aprendeu a escovar o nosso amiguinho urso, e com auxílio da mamãe dele.

Obs: Luana Moreira, a mamãe do Kevin Henrique nos autorizou as postagens.



quarta-feira, 13 de abril de 2016

Escovação Correta

A escovação é muito importante, mas só é válida se realizada corretamente. Hoje vamos postar um vídeo com a Dra. Tamires Cordeiro, Odontopediatra, ensinando uma criança a realizar uma escovação correta. Ajudando Responsáveis e facilitando o ensino para a criançada. Então vamos lá, e sempre lembrando de passar o fio dental antes de todas as escovações, evitando as cáries (entre um dente e outro), nas interproximais:

   1) Na parte de fora (vestibular) dos dentinhos, fazer 10 movimentos de bolinha em cada dente.
   2) Na parte de cima (oclusal) dos dentinhos, fazer 10 movimentos de tremzinho (para frente e para trás), em cima de cada dente.
   3) Na parte de dentro (palatina ou lingual) dos dentinhos, fazer 10 movimentos de varrer em cada dente, jogando a aguinha da saliva pra fora da boca.
   4) E para finalizar, escovação da língua. Com 10 movimentos de varredura lá da parte de trás da língua para a parte de fora.
Lembrando que todas as partes dos dentes de seu bebê são importantes e devem ser corretamente escovadas, e leva-se pelo menos 3 minutos do seu tempo para realizar essa higienização.

Segue abaixo o vídeo com a Dra. Tamires Cordeiro e seu amiguinho. Ótima quarta para todos. E já já tem mais!




sábado, 9 de abril de 2016

Cárie de mamadeira

Chama-se cárie de mamadeira, as cáries encontradas em crianças com idade inferior a 03 anos de idade e ocorre nos dentinhos de leite (decíduos), devido ao consumo exagerado de açúcares associado a falha de higienização.
Ela aparece primeiramente como manchinhas brancas, próximas a gengiva da criança. Neste estágio, onde a cárie está esbranquiçada, é possível reverter o estágio da mesma com prevenções e o método de limpeza adequado e indicado pelo Cirurgião Dentista Odontopediatra de seu bebê. Por isso é muito importante você sempre tirar as dúvidas com seu Dentista ou levar seu filho (a) para uma avaliação odontológica se notar as manchinhas ou antes mesmo delas aparecerem. Então amamente seu bebê corretamente, dê alimentos de acordo com a dieta correta dele (a) e SEMPRE faça a higienização após as refeições, ao acordar e antes de dormir.

Vou colocar umas imagens abaixo para vocês verem um exemplo da doença cárie. Então vamos alimentar nossos bebês e higienizar corretamente para evitar problemas futuros e ter a certeza que ele (a) está com a saúde bucal adequada! Espero ter ajudado e vamos entrar em mais detalhes sobre a cárie em um vídeo explicativo que postarei para vocês mais a frente. Obrigada mamães e papais de plantão e até amanhã.
                        
 A) Primeiro estágio da cárie:













B) Estágio Avançado da Cárie:
                                         








   E para finalizar um exemplo com os dois estágios:


Boa Noite e cuidem bem da saúde bucal de seus bebês, vocês são os principais e únicos responsáveis pelos cuidados corretos da higienização deles.  


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Hora da Brincadeira

Jogo dos 7 erros para as Mamães e Papais brincarem com seus filhos:

     1)

Vamos então resolver dois joguinhos e ver se vocês sãos bons nesta brincadeira: (Quero comentários com as respostas e amanhã revelo os erros para ver se vocês responderam certinho hein). 



2)
Agora a segunda imagem. Olha que legaaal!!! Então vamos lá e se concentrem, pois quero ver todos acertando tudinho hein.. Beijinhos da tia e até amanhã meus amores.
                                                                                                                                    

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Higienização correta para bebês e crianças

2)  Com quantos meses o primeiro dentinho nasce; A partir de qual mês posso começar a utilizar escovinha dental; Qual a quantidade; Qual pasta de dente correta; Qual o método certo de escovação; Estas são as dúvidas mais frequentes e vamos agora então esclarecê-las:                                                                         
    Os primeiros dentinhos nascem normalmente aos 06 meses de idade, mas podem nascer entre o 03 e 12 mês de idade, e normalmente estes dentinhos são os incisivos centrais inferiores, que são os pequenininhos da frente da arcada inferior. A partir do momento que o dentinho do seu bebê aparecer, você já pode começar a utilizar a escovinha de dente e a pasta dental. Indicamos uma escovinha pequena, de acordo com a idade de seu filho (a), e quanto menor a cabeça da escova dental, melhor e mais adequada é, pois vai escovar cada dentinho isoladamente, tendo uma higienização mais correta. Você deverá fazer todas as escovações até que seu filho (a) consiga cuspir e escovar os dentes sozinho (a), que é em torno dos 03 aninhos de idade. Mas agora vamos ver no vídeo abaixo com a Dra. Alline Kelry, um vídeo bem legal explicando sobre algumas dúvidas que citamos aqui e outras que são bem importantes neste processo de aprendizagem para higienização correta de seu bebê, e se houver ainda algo que queiram saber, perguntem sem medo que iremos esclarecer e fazer de tudo para te ajudar, e se der comentem também o que acharam. E amanhã tem mais informações para os papais e mamãe, não saiam dai!!


*CREME DENTAL COM FLÚOR, oque manda é a QUANTIDADE!!! A recomendação difere entre idades:


1) Bebês (0 a 3 anos) metade de um grão de arroz cru;

2) Crianças que não sabem cuspir (3 a 7 anos) um grão de arroz;

3) Crianças que já sabem cuspir (3 a 7 anos) um grão de ervilha.



   *A importância do creme dental fluoretado para controle de cárie está relacionada à dezenas de estudos clínicos, mostrando fortemente que a escovação dental com dentifrício contendo flúor (mínimo 1000 ppm/fluor, olhar na embalagem) deve ser usado no mínimo 2x ao dia. Para crianças que não tem condições de escovar sozinhas é TOTAL responsabilidade dos pais/responsáveis. "PAIS ORIENTADOS E ESCLARECIDOS, FILHOS FORTES E SAUDÁVEIS!"

terça-feira, 5 de abril de 2016

Quando devo iniciar a Higiene Bucal do meu Bebê!?

A Higiene Bucal de seu bebê deve ser esclarecida pelo seu Cirurgião Dentista. Se você não foi ao consultório para esclarecer suas dúvidas, estamos aqui para te ajudar.


         Em Artigos mais antigos, era preconizado fazer a higienização do bebê desde os primeiros dias de vida, com uma gaze ou uma fralda umedecida em aguá limpa ou soro fisiológico. 
        Mas novos estudos comprovam que só é realmente necessário a higienização da cavidade bucal do bebê, após a erupção do primeiro dentinho. 
        Pois se essa limpeza for realizada sempre que o bebê amamentar ou ingerir algum alimento antes de irromper o primeiro dentinho, pode prejudicar ou destruir a flora de proteção que existe na boquinha dos bebês, deixando-os mais susceptíveis para instalação de algumas bactérias, como por exemplo a bactéria que causa a candidíase, entre outras.
        Sendo comprovado também, que o leite materno já faz a proteção dos tecidos gengivais da cavidade bucal do bebê, protegendo sua flora e não causando nenhum dano aos dentinhos que irão nascer posteriormente, não precisando então, da realização nenhum tipo de limpeza antes da erupção do primeiro dentinho. 

     E não saiam daí, teremos mais informações, esclarecimentos, brincadeiras e artigos para ajudar a todos. E se alguma dúvida surgir, mande seu comentário!!!